Se uma mãe que amamenta comer feijões, o bebé vai ficar com cólicas - mito ou realidade?

Mito!
Está actualmente bem estabelecido que as mães que amamentam podem e devem comer de tudo. Aliás, são essas as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Europeia de Nutrição Pediátrica. Se uma das vantagens do leite materno é ser um alimento "dinâmico", que vai variando o seu sabor consoante a alimentação da mãe, é um contra-senso defender uma alimentação materna monótona e pouco diversificada.
Por outro lado, o conceito de que "o que provoca cólicas à mãe também provoca cólicas ao bebé" nem sequer faz sentido do ponto de vista teórico. Os alimentos como o feijão e os legumes verdes aumentam a produção de gás a nível do intestino e podem causar até algum desconforto, porque possuem muitas fibras que não são absorvidas. Assim, se não são absorvidas é impossível passarem para o leite materno e, muito menos, provocar algum tipo de desconforto ao bebé.

Trata-se de um mito que foi sobrevivendo ao efeito dos tempos, mas que não tem fundamento, pelo que é importante desconstruí-lo e zelar pela "liberdade alimentar" das mães que amamentam.

Etiquetas: , ,