Para que servem as nebulizações com soro fisiológico?

Quando as crianças estão constipadas, é muito frequente os pais fazerem nebulizações com soro fisiológico (ou, como alternativa, vapores na casa de banho). É uma prática muito comum e que faz algum sentido, pelo que convém tentar perceber para que serve e quando deve ser feita. Aqui ficam algumas reflexões sobre o assunto:

  1. As nebulizações com soro não "curam" nenhuma doença, servem apenas para aliviar os sintomas e o desconforto
  2. Como humedecem as vias respiratórias tornam as secreções mais fluídas, o que facilita a sua mobilização
  3. Ajudam ainda pelo facto de estimularem a tosse, facilitando a deslocação da expectoração
Posto isto, percebe-se que se uma criança tiver tosse seca não se justifica fazer este tipo de nebulizações, porque não vai adiantar muito. Pelo contrário, se a tosse for produtiva e tiver expectoração pode ser benéfico e faz algum sentido fazê-las.
No entanto, há quem considere que fazer muitas nebulizações pode "encharcar" as crianças e dificultar ainda mais a respiração. Efectivamente isso pode ser uma realidade para bebés muito pequenos ou então para crianças com algum tipo de problema que as impeça de tossir de forma eficaz. Contudo, de um modo geral, elas são bem toleradas pela esmagadora maioria das crianças e faz sentido testá-las. De qualquer forma, acho que não se justifica fazer mais do que 3-4x por dia, tendo sempre presente que o objectivo é apenas ajudar a fazer uma boa "limpeza" das vias respiratórias.

Etiquetas: