Os bebés podem comer gorduras?

Podem e devem!
Até aos 2-3 anos a gordura tem dois papéis fundamentais no desenvolvimento: é a principal fonte de energia para o crescimento e actividade das crianças e é importantissima para o desenvolvimento cerebral.
Como é logico, isto não quer dizer que se deva abusar da gordura na alimentação das crianças, mas também não se deve fazer grande restrição, porque isso pode ter consequências negativas para a sua saúde. Para além da quantidade, é também essencial reforçar a ideia de que se devem escolher preferencialmente gorduras "saudáveis", evitando as gorduras saturadas e processadas que existem em muitos alimentos. Alguns exemplos a escolher são, entre outros, o azeite, os peixes gordos, a gema do ovo e o leite (preferencialmente materno).
Por fim, gostaria apenas de partilhar algumas das conclusões de um estudo realizado em Portugal em 2012 com crianças dos 0 aos 3 anos (representativo da nossa população), que foram as seguintes: os nossos meninos comem calorias a mais, proteínas a mais e gorduras a menos.
Como disse alguém um dia, "já agora, vale a pena pensar nisso"...

Etiquetas: ,