Vou colocar o meu filho a dormir no quarto dele - como posso "preparar" essa aventura?

Depende da idade...
Se o bebé for pequeno, até aos 6-9 meses (que é o ideal - ver post sobre este assunto aqui), diria que não é preciso nenhuma preparação para ele, mas sim para os pais. Os bebés desta idade geralmente não estranham a mudança, pelo que não costuma ser algo que dê muito "trabalho".
Já quando as crianças são maiores, as coisas começam a ficar diferentes, porque elas vão percebendo a mudança e vão usar todo o seu "arsenal" manipulador para conseguirem demover os pais dos seus objectivos.
Aí acho que pode ser importante, de forma transitória, a presença física dos pais no quarto (particularmente enquanto a capacidade da criança se expressar por palavras for ainda algo limitada), pois o contacto físico ajuda a sossegá-la. Aos bocadinhos, deve-se tentar que os pais se vai afastando cada vez mais da cama do filho, acalmando-o mais com palavras e menos com o toque, até ele adquirir a sua autonomia ao adormecer. 
Claro que estas são apenas ideias gerais, pois como se costuma dizer "cada caso é um caso" e alguns dos factores a ter em conta são, obviamente, se a criança ainda está habituada a beber leite de noite e, acima de tudo, perceber se os pais estão ou não convencidos de que o bebé vai mesmo para outro quarto. Às vezes este é mesmo o maior entrave...

Etiquetas: