Qual a temperatura ideal para o quarto dos bebés?

Nem todas as pessoas têm termómetros nos quartos, nem acho que isso seja imprescindível. De qualquer forma, quando é possível medir, a temperatura recomendada situa-se entre os 18-21 graus. No Inverno quase todas as pessoas têm tendência a colocar uma temperatura bem mais elevada e, muitas vezes, chega mesmo aos 24-25 graus. Isso é uma temperatura de Verão e não é lógico que nesta altura do ano as casas estejam tão quentes... 
Não defendo, obviamente, que os bebés ou crianças devam apanhar frio, mas é mais lógico vestir uma roupa um pouco mais quente e manter a temperatura do quarto por volta dos 20 graus do que simular um clima tropical e andar toda a gente de t-shirt tem casa quando estamos no Inverno.
A única excepção é quando se dá banho aos bebés no quarto, o que é muito frequente nos primeiros meses. Aí a temperatura tem que estar mais quente, porque a perda de calor é muito maior, dado o bebé estar sem roupa e molhado.
Tirando essa situação, não é preciso sobraquecer os quartos, até porque o calor pode ser tão desconfortável (e até perigoso) como o frio.

Etiquetas: