Os bebés devem andar no banco da frente ou no de trás?

De preferência sempre no de trás e vou explicar porquê.
Esta é uma questão muito frequente mas, apesar de tudo, não levanta grandes dúvidas, pois os estudos demonstram claramente que o risco de acidente é maior quando os bebés viajam no banco da frente, ao lado do condutor. Não é difícil entender essa conclusão, pois se um bebé que vai à frente chora, a reacção imediata é olhar para ele e mexer-lhe para tentar acalmá-lo. Como é lógico, isto é uma enorme distracção para quem vai a conduzir e a probabilidade de ter um acidente dispara.
Por outro lado, se o bebé estiver no banco de trás e chorar, a reacção é parar o carro e ver o que se passa, o que é, sem dúvida alguma, muito mais seguro.
Eu sei que as mães geralmente não se sentem muito confortáveis com esta opção, particularmente quando viajam sozinhas, porque gostam de ter o bebé por perto. Mesmo nessas altura, volto a afirmar que o mais seguro é colocar o seu filho atrás... Se gostar da ideia, hoje em dia há uma espécie de espelhos retrovisores para colocar na cadeirinha, que permite ir mantendo algum contacto visual com o bebé, o que me parece que pode ser uma boa opção.
Claro que há alguma excepções, nomeadamente a questão dos automóveis comerciais. Logicamente, nesses casos o bebé tem que ir à frente, mas nunca é demais reforçar que aí é imprescindível desligar os air-bags do lado do passageiro, pois se não o fizer pode dar origem a acidentes gravíssimos.
Nestes aspectos acho que não se pode facilitar, o ideal é mesmo seguir as recomendações...

Etiquetas: