O que são hérnias inguinais?

As hérnias são um problema relativamente comum em Pediatria e podem ser de diferentes tipos.
Em relação às hérnias inguinais, elas dizem respeito a uma zona "fragilizada" da parede abdominal, que permite a passagem de intestino para a região inguinal ("virilhas") ou mesmo para dentro do escroto nos meninos. Geralmente é identificada pela detecção de uma tumefacção ("papo") nessa localização, que aumenta de tamanho sempre que o bebé chora ou tosse. Por vezes desaparece espontaneamente, podendo voltar a aparecer a seguir.
Na maior parte das vezes não é dolorosa e o principal risco é a hérnia ficar "estrangulada" e "encarcerada", que se traduz numa tumefacção dura, mais escura e acompanhada de dor. Quando isso acontece, a criança deve ser observada com urgência, pois tem risco de provocar lesões irreversíveis nos intestinos.
Trata-se de uma situação mais frequente nos bebés do sexo masculino (durante o desenvolvimento embrionário os testículos formam-se dentro da barriga e só no fim da gravidez descem, deixando uma zona mais frágil, que pode originar uma hérnia) e prematuros, mas pode surgir em qualquer criança. A observação por um Cirurgião Pediátrico deve ser sempre solicitada quando se identifica uma hérnia inguinal.

Etiquetas: ,