Translate

Etiquetas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Quanto leite devo dar ao meu filho?

A quantidade de leite que se deve ingerir varia bastante com a idade e peso da criança, particularmente nos primeiros meses de vida.
Assim, até aos 4-6 meses (antes de iniciar a diversificação alimentar) pode-se calcular de forma grosseira a necessidade diária de leite, bastando para isso multiplicar por 150ml o peso da criança em kg. A partir daí, fica calculado o valor para as 24 horas, pelo que a quantidade de leite a dar em cada mamada se obtém dividindo esse valor pelo número de mamadas que a criança costuma realizar.
Como exemplo, suponhamos que temos um bebé com 6kg. A necessidade diária de leite dele será de 900ml (150 x 6). Se ele costumar fazer 5 mamadas por dia, a quantidade de leite por mamada será mais ou menos 180ml (900 / 5).
A partir da diversificação alimentar, deixa de ser possível calcular correctamente a quantidade de leite. Desse modo, o mais prático é considerar que todas as crianças precisam de consumir entre 400 e 500ml de leite ou equivalentes (iogurte, papa, ...). Relembro que cada prato de papa tem o equivalente a 150-200ml de leite e cada iogurte cerca de 100ml.
Por fim, não se esqueça que o consumo reduzido de leite e derivados é prejudicial, mas o seu excesso também o é...

483 comentários:

  1. Olá, Dr. Hugo! Gostaria de pedir o seu conselho relativamente a esta questão: o meu bebé tem 10 meses e ainda é amamentado. Contudo, verifico que a mamada apenas o mantém saciado cerca de 1h30, pois passado esse tempo volta a mostrar sinais de fome. Dou-lhe de mamar antes de dormir e de manhã, geralmente 2 mamadas (às 7h e 8h30) quando ele acorda muito cedo, antes de ir para a creche, por volta das 9h. O problema é que, se mamar às 8h30, às 10h está com fome (ao contrário dos bebés que bebem leite artificial) e é muito cedo para almoçar. Optei por mandar-lhe um iogurte com 2 bolachas Maria para lhe darem às 10h, almoça por volta das 11h30 ou 12h, dão-lhe o lanche de papa (alternada com iogurte com bolacha) por volta das 14h30 ou 15h e vou buscá-lo às 17h30. A essa hora ele volta a ter fome. Inicialmente, dava-lhe de mamar, mas às 19h já tinha de jantar porque tinha fome. Agora passei a dar-lhe um segundo lanche quando o vou buscar, se comeu papa dou-lhe um iogurte com fruta e bolacha, se comeu iogurte dou-lhe papa. Assim, janta cerca das 20h30. As minhas dúvidas são: estou a abusar nos iogurtes dando-lhe 2 por dias? Em vez de iogurte devo dar-lhe leite artificial antes de ir para creche, uma vez que só com mama ele não aguenta até ao almoço sem comer? Quando o vou buscar, devo antes dar-lhe de mamar, nem que seja por duas vezes antes de jantar, em vez de lhe dar outro lanche? Quero continuar a amamentá-lo enquanto der, à noite e de manhã.. Obrigada pela atenção e peço desculpa pela extensão do comentário! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe a demora na resposta, mas estive ausente por uns tempos.
      Concordo com a opinião de que o leite de vaca não deve ser introduzido antes dos 12 meses. Assim, pode dar iogurtes ou um leite artificial ("em pó", de bebé) como alternativa. Quanto ao nº de iogurtes, pode dar 2, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Lia, boa noite! Sou nutricionista e nós, profissionais da área, não recomendamos o consumo de alimentos contendo leite de vaca (manteiga, iogurte, queijo, biscoitos produzidos com estes ingredientes, etc.), por ser um produto potencialmente alergênico para menores de um ano. Procure um nutricionista o mais breve possível, para te orientar sobre a alimentação correta para o seu príncipe. Espero ter ajudado! Abçs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela sua resposta. Sim, sei que o leite de vaca não é recomendado até 1 ano de idade, e eu vou adiar até aos 2 anos, pelo menos. Os iogurtes que lhe dou são feitos com leite de transição, recomendados para bebés com + de 6 meses. De qualquer modo, obrigada pela sua ajuda. Um beijo.

      Eliminar
    2. O nosso filho tem 4 meses e 1/2, pesa 6,4kg e mede 67cm. Está a fazer 150ml de suplemento e só pega no peito durante a noite. Mesmo assim dá-mos 90ml a seguir à mamada.
      A nossa dúvida é que agora com 150ml não fica saciado e bebe 180ml. Estarei a dar a mais? Temos consulta daqui a 1 mês, mas gostava de ir com algumas ideias. Obrigado

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Se vos parece que ele fica com fome podem aumentar. Essa decisão acaba por ser um bocado "a pedido"...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa noite,
    Gostaria de uma ajuda, o meu filho tem 20 dias e come de 3h em 3h, tem 3,5kg mas só fica saciado com 90ml de leite por cada vez que come, pelas minhas contas só devia comer 65ml.
    Ele comia o leite NAN HA e agora passámos para o Aptamil 1 normal.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não se preocupe muito com as contas, que elas são apenas um indicador. Se ele precisa dos 60ml não se preocupe, deixe-o comer que não há problema.
      Quanto ao leite, só se justifica dar um HA se houver alergias em parentes de primeiro grau.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    Tenho uma bebé que acabou de fazer um ano. Ela acorda por volta das 7h30 e come um prato de papa. Às 9h30 come na creche uma peça de fruta e um pouco de pão. Almoça por volta das 12h (sopa, conduto e fruta). Às 15h come um iogurte e novamente fruta ou pão. Janta entre as 18h30 e as 19h (sopa, conduto e fruta) e depois vai dormir.
    Tenho receio que deste modo ela não esteja a consumir leite em quantidade suficiente. Será que eu devia substituir a peça de fruta do lanche da manhã por um iogurte? Considera que ela está a fazer uma alimentação equilibrada?
    Obrigada pela ajuda.
    Cumprimentos,
    Célia Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que a alimentação está bem, mas também concordo que seria melhor substituir a peça da fruta pelo iogurte. Assim ficava mais completo...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Boa noite

    tenho uma bebe de 10meses...ate a 1semana a tras, bebia 9h 210ml de leite nutriben,as 12h come a sopa+um pouco de conduto que iniciou as 9meses+fruta, as 15h30 papa (200ml), 19h30 sopa+pouco de conduto+fruta e 22h30 180ml de leite nutriben... de uma semana para ca comecou so a querer beber 150 a 180ml de leite de manha em vez dos 210 e a noite em vez dos 180ml só quer beber 60ml/90ml a força...
    O meu receio é que esteja a beber quantidade insuficiente de leite por dia.Esta redução está ser prejudicial? sera que enjoou a marca do leite?
    Obrigado pela atenção
    cumprimentos
    cristina silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente não tem nada a ver com "enjoar" da marca, mas sim com uma redução normal do apetite que acontece por volta desta idade. Não desista e provavelmente as coisas vão normalizar.
      Quanto à quantidade, ela deve fazer mais ou menos 400ml de leite/dia, pelo que mesmo com a redução não me parece mal.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Ola estou muito preocupada minha bebê tem 6 meses e 15 dias e não mama por nada quando nasceu recusava o leite do peito passamos a dar nan e ao dar a mamadeira ela chora empurra a medica trocou pelo nan ar mesmo chorando mamava 4 mamadeiras de 120 ml ao dia ao introduzir os alimentos mama 1 mamadeira na madrugada 150 e uma 7 da manhã de 150 depois durante o dia e a noite não mama mais nada come fruta almoço fruta e janta a penas.estou muito preocupada é normal mamar essa quantidade Tem 67 cm pesa 7.360 .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente essa quantidade é pouco, pelo que acho que deveria falar com a medica dele para averiguar o que se passa.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Bom dia, eu tenho uma bébé que vai fazer 15 dias. Ela nasceu com 2,760, quando saimos do hospital tinha 2,510. No dia a seguir a nossa saida, decidi consultar um pediatra, na balança dela deu 2,420. Passado 3 dias pesei-a na mesma balança e tinha 2,490. Estou a dar mama e um suplemento, o aptamil. No entanto ontem fui pesa-la, e apenas tinha 2,510. É normal aumentar tão pouco? Além disso, após a mama em que lhe dou o suplemento, noto que ela dorme e fica calminha, nas restantes chora, dorme pouco. Será que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente a evolução é um pouco "fracota".
      O que eu lhe sugeria era dar o suplemento em todas as mamadas e reavaliar. Se mesmo assim não evoluir bem, acho que devia ser observada por um médico.
      Boa sorte...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Ola.
    A minha bebe tem 5meses e 1semana, 7.100kg e 67cm. Comecei a cerca de uma semana a dar fruta e pures de cenoura/batatas, mas estou com alguma dificuldade em saber k quantidade de leite lhe devo dar (faco pures de batata e cenoura c/leite), no pais onde vivo fazem um horario de alimentacao muito estranho penso eu, ela ta a comer de 5 em 5h mas apesar de ela n demonstrar fome axo k deveria d comer em espaco de tempo + curto. A alimentacao k faz agora e as 7h toma 230ml d leite ao 12h cerca de 120ml de pure de vegetal e 100ml de fruta e volta a tomar 230ml de leite as 5h e as 10h novamente o mesmo de leite e n acorda de noite. Sera k me pode ajudar a ter um horario diferente para a alimentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o peso estiver a evoluir bem, não me parece que esse horário seja muito desadequado, embora também concorde que, por norma, deveria fazer intervalos menores que 5h entre refeições.
      Uma vez que está a introduzir agora os alimentos, tente ajustar o horário como lhe der mais jeito, nem que para isso tenha que reduzir um pouco a quantidade de leite em algumas refeições.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  9. Bom dia...
    Minha bebe tem 3 meses e 27 dias e como vou voltar a trabalhsr daqui 2 semanas comecei s dar leite em pó nestogeno p ela, de uns dias p cá ela tem mamado no peito mas a cada 1:30 ela quer peito, ai fiz um teste dei peito p ela e depois de 1:30 dei 150 ml ela mamou td e ficou chorando, isso quer dizer q meu leito n ta sustentando ela? Pq sai leite do peito sai sera q ta fraco?
    Eu posso dar mamadeira e logo rm seguida dar o peito? Ou dar uma quantidade boa e só o leite em pó?
    Como saber a quantidade certa?
    Ja posso dar suco de laranja e de mamao p ela ?pois desde novinha ela é muito ressecada o ped dela disse q quando fosse dar outro leite p ela ja ia introduzir o suquinho p n ressecar muito, mas por problemas no plano de saude ainda n consegui leva_la ainda...
    Desde ja muito obrigada !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O leite materno não é fraco, mas ela pode não conseguir tirar a quantidade certa. Assim, acho que pode tentar dar o leite em pó depois da mamada, sem problema. A quantidade de leite depende do peso, mas pode calcular multiplicando 150ml pelo peso dela (em kg), obtendo a quantidade total do dia e depois é só dividir pelo número de mamadas que ela costuma fazer.
      Relativamente ao sumo de fruta, a partir dos 4 meses pode dar, embora eu acho que essa decisão deve ser dada pelo pediatra.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  10. Minha bebe tem 2 meses, 6200 kgs e 58. CMS. Ela bebe 120 ml de LA, cerca de 5 vezes ao dia. Ela parece ficar saciada. Mas estou preocupada que seja pouco... Mas ela ainda não está aceitando 150 ml. Será pouco mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em termos teórico é pouco, mas isso depende sempre da evolução de peso da sua filha.
      Se estiver bem, não se preocupe muito com as contas, mas se ela estiver a engordar pouco tentava aumentar a quantidade de leite ou introduzir uma 6ª mamada durante o dia.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  11. Boa tarde! O meu filho tem 2 meses e 18 dias, pesa 7kg e mede 63cm, bebe 150ml ×6/7 vezes em 24 h . Desde a semana passada que fica quase sempre a chorar , dei-lhe uma vez 180ml e ele ficou satisfeito. Será muito começar a dar-lhe 180ml?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se lhe parece que ele fica com fome com 150ml acho que deve manter os 180, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigada pelo esclarecimento Dr. Hugo.

      Eliminar
  12. Ola bom dia tenho duas gemeas com 6meses e 6dias umas delas tem menos 1kg q a mana gracas a uma osteomielite cubital apanhada em contexto hospitalar q a deixou.7 semanas internada. mas minha duvida é a seguinte, a maria sempre bolsou muito e nos primeiros meses os medicos e enfermeiros diziam ser normal mas agora.com 6 meses ainda bolsa muito, e quando digo muito e quase o 150ml de leite q.toma pela manha enquanto que o biberao q fa durante a noite quase nao bolsa ja perguntei a medica mas nao me adiantou.explicaçao limitou se a dizer q os bebes bolsam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ela só bolça quando está acordada, provavelmente tem a ver com o facto de se mexer cada vez mais. Se o peso estiver a evoluir bem, não se preocupe, porque é muito provável que o quadro se resolva por si e, mais importante, isso garante que ela se está a alimentar como precisa.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Boa Noite

    Tenho um bebe de 3 meses e 7 dias ele pesa 5,400, com 20 dias ele apresentou um chiado no peito e o narizinho entupido, levei ele ao pediatria que me falou que seria uma simples alergia na qual deveria usar Solução 9% quatro vezes ao dia um jato em cada narina e fazer inalação com 5ml se soro fisiologico puro. Segui certinho as orientações, de inicio meu bebe melhorou, mais com o passar das semanas apresentou uma tosse seca, voltei ao pediatria que não receitou nada voltando a falar que é alergia.
    Porem agora ele apresentou uma tosse sufocante e seca onde ele fica com a boca roxa de tanta força.
    Na madrugada corri para o PS chegando lá foi receitado inalação berote/atrovente fez 3 inalação no intervalo de meia hora.
    O Pediatria apos as inalações fez o pedido de RX, para meu susto no começo do pulmão apresentou uma manchinha onde o pediatria falou que era catarro e receitou antibiótico e Prednisona, no dia seguinte meu bebe estava pior da tosse sufocava eu fiquei assustada e levei ele novamente A OUTRO PS quando o pediatria olhou o RX me deu um SUSTO falou é inicio de Pneumonia, me receitou antibiótico injetável por 4 dias e continuar o tratamento citado a cima por 7 dias e me mandou retornar pois se o quadro tivesse piorado seria preciso internação.
    Segui todas as orientações tomando todos cuidados, porem hoje foi o ultimo dia da medicação injetável todos os dia preciso passar com um plantonista diferente para autorizar o medicamento.
    Porem o plantonista de hoje olhou o RX e disse que jamais era considerado Pneumonia e tanta medicação forte bastava só a primeira pq a mancha poderia ser gases ou algo que ele possa ter expelido devido ao refluxo ele é muito novinho mandou eu terminar a medicação passada pelo medico que me explicou que não era tão grave mais devia ser tratada com antibiótico o primeiro citado na primeira crise de tosse.
    Passei meu filho com o pediatria de rotina e ele achou a medicação absurda uma vez que o bebe nunca apresentou febre, porem me explicou que mal não ia fazer.
    MINHA DUVIDA
    E AGORA QUEM ESTA CERTO MEU BEBE CONTINUA COM A TOSSE SUPER FORTE AGORA SAI SECREÇÃO ELE CHEGA VOMITAR TADINHO ESTOU DESESPERADA ME AJUDA ME EXPLICA, PODE UMA MANCHA NÃO SER ALGO GRAVE OU EU DEVO TROCAR DE PEDIATRIA NO CASO O QUE ACOMPANHA ELE DESDE O NASCIMENTO
    CADA VEZ QUE O LEVO NA EMERGÊNCIA TENHO UMA OPINIÃO DIFERENTE ( AFINAL PLANTONISTA DIFERENTES) MAIS SÓ UM MEDICO MENCIONOU INICIO DE PNEUMONIA

    O BEBE NÃO APRESENTOU FEBRE MAIS AGORA A TOSSE SAI CATARRO MAIS BRANQUINHO.....
    TENHO MEDO DAS CRISES DE TOSSE DELE ME EXPLICA PELO AMOR DE DEUS

    PRISCILA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é fácil eu dizer-lhe alguma coisa em concreto sobre o seu filho, pois precisaria de o auscultar e ver o raioX.
      De qualquer forma, acho que posso acrescentar alguma coisa.
      Uma manchinha no pulmão quase sempre significa uma infecção, que por ser no pulmão se chama pneumonia. Não é obrigatório ser grave, mas o nome é mesmo esse. Quando existe uma pneumonia, nem sempre precisa de antibiótico, porque pode ser vírica, mas na maior parte das vezes essa distinção é muito difícil de fazer, pelo que acaba quase sempre por se prescrever um antibiótico. Se o seu filho nunca teve febre, acaba por ser um bom sinal, que indica (em princípio) menor gravidade.
      A tosse é um sintoma residual que fica sempre depois de se curar a infecção, porque é o organismo a eliminar os restos de micróbios mortos que ficaram nos pulmões, portanto é normal que dure mais 1-2 semanas depois de terminar o tratamento.
      Por fim, com a descrição que me faz da tosse do seu filho, particularmente o facto de ficar com a boca roxa quando está mais atrapalhado, acho que não seria descbaido pensar numa coqueluche, mas isso é um diagnóstico que só pode ser feito com uma observação médica.
      Assim, se o seu filho não está melhor acho que deveria ser avaliado novamente por um pediatra.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  15. Ola Dr.Hugo

    Por favor,me ajude...meu filho esta com 30 dias e continua com a coloracao amarelada principalmente nos olhinhos..estou dando banho de sol quando possivel e 3 gotinhas de vitaminaD...e a prox consulta e domente dia 16/06 estou preocupada pois ja me assustaram...e ele faz coco uma 2x ao dia mas se força muito e chora sera que e colica....se for o que fazer...pode dar cha erva doce????obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não sei se e o caso, mas quando os meninos estão a fazer leite manto a ictericia mantem-se mais um pouco. Não é normal agravar-se e é importante ver as fezes, que devem ter cor viva - amarelo, laranja, verde ou castanho.
      Se for esse o caso, acho querida aguardar mais um pouco.
      Quanto as cólicas, experimente o chá, para ver se resulta.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  16. Boa tarde!
    Tenho um filho de 9 meses e graças a Deus ele come muito bem, porém tenho receio de não estar dando a quantidade suficiente de leite a ele. Ele ainda mama, antes de dormir e na madrugada, porém sinto que já não tenho leite, a mama serve mais como um conforto. Durante o dia eu faço vitamina no café-da-manhã ou um dos lanches e nesta tem duas colheres de sopa de leite nan. Ele come de tudo e muito bem, meu pediatra disse que não precisa incluir mamadeira com leite, que já é suficiente o que ele come mais a pouca mamada. Gostaria de uma segunda opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nessa idade o seu filho deve beber mais ou menos 500ml de leite por dia (ou derivados. queijo, iogurte, papa).
      Provavelmente ele faz mais do que isso, se contabilizarmos 2 mamadas de noite e 2 lanches.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  17. Boa tarde Dr. Estou meia confusa pois tenho uma menina de 11 meses e meio, ela pesa 8,900kg e ela mama leite do peito de manha por volta das 7 hrs e depois as 9:30 hrs como um biscoito polvilho ou meia fruta mais as vezes não quer nada de manha, as 11:30 almoça feijão, arroz etc normal , depois as 15 hrs come fruta e um Danoninho( não sei qual dar, yogurte natural?) e as 6 hrs janta , mais as 20:30 já quer o peito !queria dar um leite de vaca mais li seus comentários que não é bom dar antes dos 2 anos , que leite posso dar sem ser muito caro e qual quantidade ? Que Deus abençoe sua ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é manter um leite adaptado (de bebé), pelo que daria um etapa 2 até ao ano de idade e etapa 3 a partir daí. Quanto às marcas e preços, não sei quais são as que estão disponíveis no Brasil, pelo que aí teria mesmo que procurar.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  18. Dr meu filho tem cinco meses, comecei a dar aptamil para ele mas ele tbm mama peito dou 30ml de tarde e 30ml de manhã nos outros horários eu dou o peito fico com medo de dar mais.Eu estou fazendo correto? Posso misturar Mucilon com o leite artificial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A quantidade de leite deve ser ajustada ao comportamento dele, ou seja, aumentar à medida que lhe parece que ele fica insatisfeito com a quantidade. Quanto ao mucilon, pode misturar, mas não sei se terá grande efeito.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  19. Boa noite, Dr. Hugo. Meu filho está com 32 dias e mamou apenas no peito (com bico de silicone) durante o primeiro mês. Nasceu com 3.090kg, ficou na UTI 3 dias pois teve dificuldades para respirar sozinho, tomou penicilina e gentomicina e teve alta no quarto dia, com 2.850kg. Com 15 dias de vida foi pesado e estava com 2.750kg, pesamos novamente com 31 dias e está com 2.850kg. Foi recomendado a complementação de 30ml a 60 ml de NAN ou Aptamil devido a não ter ganho peso relevante nesse período (apenas 100gr em 15 dias). Ele tem pego peito mais uma média de uns 30, 40ml de Aptamil a cada mamada, que varia entre 2 a 4 horas. O bico de silicone pode atrapalhar o ganho de peso? É normal aumentar o intervalo entre uma mamada e outra por conta do leite em pó? Está adequado esta quantidade de leite? Obrigado!

    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio o bico de silicone não está relacionado com o ganho de peso.
      Quanto ao intervalo entre mamadas, realmente pode aguentar mais um pouco com o leite em pó, porque dá mais saciedade.
      Relativamente à quantidade, acho que deve ser mais ou menos "a pedido", ou seja, para já os 40ml parecem-me bem, mas quando lhe parecer que ele fica com fome deve ir aumentando.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos e felicidades,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  20. Ola boa noite tenho uma bébé de 10 meses e de noite pede nmaminha para dormir a noite e depois durante a noite + 2 ou 3 vezes , o neu receio é k o leite ja não seja mto bom e em quantidade necessaria, no entanto ela dorme tranquila. De manha come papa, almoça sopa de carne ou peixe, e fruta lancha 2 iogurtes com fruta ou bolacha maria triturada , janta sopa carne ou peixe e fruta, nos intervalos vai comendo pão e bolachinha e bebe tb água. Já tentei dar leite artificial mas ela não gosta e rejeita . desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquci-me de dizer que ela pesa 8 kg . obrigada

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Se a evolução de peso estiver a ser a adequada, parece-me bem o esquema que está a fazer. O facto de acordar 2-3 vezes à noite é relativamente comum nesta idade e, apesar de ser muito cansativo para si, não significa obrigatoriamente que o leite não a esteja a satisfazer. Volto a reforçar a ideia de que é o peso que nos diz se a sua filhota está a comer o que precisa ou não.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos e felicidades,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  21. Boa tarde, Dr Hugo. Tenho uma bebé de 5 meses (6,200 kg) e que começou agora a comer papa à noite. Estou a dar uma papa da Holle cuja dosagem é de 130ml de água e 5 colheres de sopa de papa. O que acontece é que ela come tudo e fica a chorar porque quer mais. A minha pediatra está de férias e não a queria incomodar. Acha que posso aumentar a dosagem? E para quanto? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que sim, que pode aumentar para 160ml + 6 colheres de papa, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  22. Bom dia Dr. Hugo, tenho uma filha com 4 meses ela pesa 5kg e 100 gramas, comecei agora a introduzir sopa e papa, leite ela só bebe leite materno não aceita de lata, já comer a colher ela aceitou muito bem faço a papa com 150ml de água e sopa come 1 concha as vezes 1 concha e meia, como não é uma bebé gorda a minha sogra insiste que lhe dê 2 papas por dia mas eu tenho medo que faça mal até porque o pediatra só falou em dar uma ao final do dia e a sopa ao almoço, acha que faço bem em manter só uma papa? como o pediatra da minha filha se encontra de férias não posso esclarecer com ele. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que o ideal é manter 1 papa e 1 sopa, que me parece um regime alimentar mais equilibrado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. oi minha filha também tem 5 kilos e 200 e ta com 4 meses e tem 64,5 hoje tua filha se encontra com uns 8 meses queria saber q papa tu dava pra ela e sopinha como tu fazia eu faci com cenoura batata e massa aquela cabelo de anjo tu acha que dou dando certo

      Eliminar
  23. Olá! Tenho uma filha de 4 anos e 4 meses. Ela tem o intestino solto, pode comer o que for que sempre tem fezes mais para líquidas do que pastosas! exames de fezes e outros normais! O leite que toma é integral. Sua irma mais nova estava com este mesmo problema , e troquei o leite para um integral também mais de marca melhor recomendado para crianças , deu certo e as fezes estão normais. Já o da mais velha também tentei a troca mas não resolveu.
    Hoje tirei o leite e seus derivados.. Pra ver se é o leite o causador desta " diarréia" estou certa, em agir desta forma?
    Estou com muita dó .. Ela só toma leite com achocolatado , iogurte de a!chocolate e achocolatado pronto! Mas muito pouco ela não é chegada a doces!
    Me ajude dos favor e obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode experimentar tirar o leite, mas eu começava por testar o leite sem lactose. Para além disso, tentava também reduzir a quantidade de chocolate, porque pode estar a fazer com que as fezes fiquem mais líquidas.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  24. Boa noite Doutor
    Tenho um filho de 24 dias no momento, com 13 dias ele pesou 3.800 e 53cm. Ele saiu do hospital com 3240. Acontece que ele parece sentir muita fome, pois chora muito as vezes mesmo ja tomando 120 ml de leite a cada 2 horas e meia, no máximo 3 horas, isso em 24 horas( ou seja umas 10x de 120 ml de leite ) pq ele não dorme muito, eu ja acho que é demais um bb de 24 dias tomar isso tudo, porém depois de tomar a mamadeira ( NAN) ele chora muitas vezes e também fica fazendo força..nervoso, oque me confunde pois acho que é fome mas não tenho certeza.. se eu dou mais leite pra ele , ele para de chorar parece satisfeito, porém ele vomita na maioria das vezes pq parece que comeu demais.. só que se não dou ele fica gritando até tomar mais...oque pode ser? Eu devo aumentar para 150 ml de leite? não é muito um bb de nenhum um mês tomar isso tudo? E se é fome, pq ele vomita na maioria das vezes se dou mais? Por gentileza Doutor me ajude que estou meia perdida, minha filha não era assim. Agora ele deve estar com 4k e alguma coisa pois é nítido que esta engordando.. Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que ele já está a comer o que precisa é a prova e que ele vomita se aumentar a quantidade. Ele arrota bem depois de mamar? Se não, pode ser por isso que ele chora.
      Outra hipótese seria testar um medicamento com lactase, que ajuda a fazer a digestão do leite e pode aliviar o desconforto dele.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  25. Bom dia Dr. Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecesse. Tenho um filho de 25 meses e desde que fez 2 anos passou a beber leite Mimosa especial crescimento (1-3 anos). Antes bebia leite NAN 4 crecimento. Será que procedi bem ao substituir o leite? Quais as consequências desta substituição? Agradeço desde já a atenção. Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema com essa troca, não se preocupe.
      Realmente o leite que lhe está a dar tem algumas proteínas a mais em relação ao leite adaptado, mas não vai ter nenhuma consequência para a saúde dela, até porque começou já com 2 anos. Pode ficar descansada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  26. Bom dia,, Dr minha filha tem tres meses de idade, meu leite do peito nao esta dando conta, nao tenho condioçoes de comprar nan , ninho ,ou outro leite da sua faixetaria, estou dando leite em po integral comum para ela. nunca deu problemas ou diarreias nela. posso continuar dando esse leite? O que vc me recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sinceramente não tenho nenhuma experiência com esse tipo de leite, mas o ideal seria dar um leite de bebé, porque é muito pequena.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  27. Ola,Dr
    Moramos aqui nos EUA , os medicos sao muito bons mas o conceito eh diferente do nosso ... Enfim... Gostaria da sua opiniao pois estou muito insegura.
    Minha bebe nasceu com 3kg / 49 cm , com 1 mes pesava 4,5kgs / 53cm, com 2 meses pesou 6kgs /59cm e com 3 meses, pesou semana passada 7,5 kgs/63cm.
    Todo mundo que olha minha filha fala que ela ta gorda e grande para um bebe de 3 meses, o que voce acha? O pediatra aqui dos EUA disse que ela ta bem... Mas eu sinceramente acho que ela esta com peso a mais.

    Consegui amamentar com complemento ate 3 meses , quando ela nao quis mais meu peito e meu leite secou.
    Atualmente ela mama 180ml de Similac Sensitive a cada 3 horas (aproximadamente 7 mamadeiras ao dia) porem ela esvazia a mamadeira. Pelas contas basicas ela teria que mamar por dia no maximo 1.125 ml so que ela mama 1.260 ml. Na sua opiniao ela esta com excesso de alimentacao? Voce aconselha diminuir ? Nao quero que ela engorde muito e vire um bebe obeso , pesei ela essa semana e ja esta com 8kgs, ja engordou 500 grs em 1 semana.

    Agradeco sua atencao



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Apesar da sua filha estar a aumentar bastante, não me parece que haja motivo para alarme, pelo menos para já. Uma vez que está só com leite, não mudava nada na alimentação dela, mas quando iniciar outros alimentos faça-lhe a sopa com pouca bata e evite as farinhas/papas.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  28. olá Dr. Hugo me chamo Joice e tenho uma filha de 3 meses e daqui duas semanas volto a trabalhar... por coincidência ela tem o mesmo peso que no seu exemplo ,porém ela faz mais que 5 mamadas devo dar mais mamadas ou devo fazer o que? e gostaria de saber quais são os meus direitos volto a trabalhar daqui a duas semanas só tenho direito de sair uma hora mais cedo durante 1 mês e tenho direito de acompanhar a minha filha nas consultas de rotina com o pediatra? obrigado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso dela estiver bem, acho que pode manter as mamadas que está a fazer.
      Quanto aos seus direitos, penso que me está a escrever do brasil e eu desconheço a legislação brasileira. Em portugal as mães têm 2h por dia no primeiro ano.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  29. Bom Dia. Gostaria de saber a sua opinião sobre leites adaptados depois dos 12 meses. Quando deixar de amamentar, estes são realmente mais adequados do que o leite do dia gordo? Ou não há ganho nenhum nesta opção e o leite do dia é o recomendado? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É mesmo preferível manter o leite adaptado, porque o leite de vaca não é o mais adequado, muito menos o gordo. Tem muitas proteínas em excesso, a própria qualidade das proteínas não é a ideal para o crescimento de um bebé e praticamente não tem ferro.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  30. Boa noite Dr. Hugo. Apreciaria a sua ajuda no seguinte, uma vez que o meu filho terá apenas consulta com a Pediatra aos 9 meses e sempre que vamos ao centro de saúde às vacinas, cada enfermeira tem sua opinião: o meu filho tem 7 meses e infelizmente, devido a problemas meus de saúde, nunca lhe pude dar leite materno. Nunca teve quaisquer problemas de saúde e tem desenvolvido dentro da normalidade. Aos 4 meses iniciou a diversificação alimentar com a sopa de legumes e a fruta ao almoço. Passados 15 dias iniciou a papa ao jantar.
    Devo dizer-lhe que, desde os 2 meses, dorme a noite toda (das 21h às 7h).
    Atualmente, com 7 meses:
    -210ml de leite às 7h;
    -almoça sopa com carne e fruta às 11h;
    -lancha 210ml de leite às 15h;
    -janta papa às 19h (coloco 210ml de água).
    Aqui a grande questão é que com esta idade já deveria estar a comer a sopa, só de legumes, ao jantar e lanchava papa. Mas se lhe der ao jantar a sopa e a fruta, estou a tirar-lhe uma dose de leite por dia. Se ao menos ele acordasse às 23h ou meia noite, dar-lhe-ia um biberon, mas ele dorme a noite toda e não o quero acordar propositadamente. Gostaria de saber a sua opinião. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A papa é um alimento lácteo, portanto pode substituir directamente uma refeição de leite sem prejuízo nenhum para os bebés, portanto pode fazer a troca.
      Outra opção é introduzir um 2ª lanche mais reduzido pelas 17:30 e passar o jantar (sopa + fruta) para as 20:00.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  31. Mas repare, em vez de lhe dar às 15h o leite e ao jantar a papa, sugere que lhe possa dar a papa e a sopa e fruta ao jantar? Desta forma fica a faltar uma refeição de leite. E quando fala em dois lanches, dar-lhe-ia o quê nesses dois lanches?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, sugeria dar a papa às 15:00, o leite às 17:30 e a sopa e fruta ao jantar (20:30).
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Ola,gostaria de saber qual o melhor leite para dar para um bebê de 15 meses.O leite de vaca natural,o de caixinha integral ou o ninho integral?estou dando o de caixinha integral ,mas meu marido acha que é fraco e que nosso filho esta magrinho.Gostaria de saber qual leite é o melhor para essa faze dele.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é manter um leite adaptado até aos 3 anos.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  33. Olá doutor,tenho um filho de 5 meses e algo vem me angustiando muito,quando alguém que não o conhece o vê pergunta se eh menino ou menina,já até se referiram a ele como se fosse uma menina.Ele eh branquinho,tem os cílios bem longos e curvos.Eh comum esse tipo de pergunta? Eh comum alguém confundir o sexo.Me ajude aí por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não se preocupe, em princípio isso não tem significado nenhum. De qualquer forma, na próxima pergunta coloque essa questão ao seu médico, que é quem o conhece e será a melhor pessoa para o poder tranquilizar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser suspeitado em qualquer idade, embora quando os meninos são pequenos isso não seja muito fácil, até porque depende muito também dos companheiros de brincadeira (se são do mesmo sexo e têm interesses comuns ou se são de sexo diferente e podem "baralhar" um pouco os interesses da criança, principalmente se for mais nova).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Bom dia Drº, o meu filho tem 20 meses e de há uns dias para ca não bebe o leite de manha, gostava de saber se é normal ou o que devo fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É muito normal essa queixa e, infelizmente, não há nenhuma solução que funcione sempre bem.
      Experimente colocar um pouco de cevada ou uma colherzinha de papa no leite, para ver se ele acha mais piada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Bem haja pela nobreza do seu trabalho Dr. Hugo.
    Gostava de ter a sua opinião para o seguinte:
    O meu filho (3meses15dias) tem ganho 1.200 por mês, presumo q esteja agr com 7.100kl. Estou a amamentá-lo com LM em regime de exclusividade e devo fazê-lo até ao 6to mês por recomendação do pediatra, concorda? Quando iniciar a diversificação alimentar (primeiro sopa, depois fruta para dar depois da sopa, depois papa e depois iogurte) num esquema de 8 em 8 dias, concorda?
    Que iogurte recomenda? Que papa recomenda?
    Ele mama de 2 em 2hrs (de dia e de noite) e para regressar ao trabalho em Janeiro e ganhar alguma autonomia, pensei em extrair leite e habituá-lo ao biberão quando não estou, dado pela avó ou papá. Pela sua experiência, é um processo que recomenda, ou pode confundi-lo e prejudicar o ritmo dele?
    Sexta e última pergunta, usando a fórmula que recomenda a quantidade de 90ml não será pouca? Ou devo dividir por 8 ainda q ele mame cerca de 12 vezes, dando 130ml?
    Agradeço a sua bondade.
    Cumprimentos
    Natacha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O LM em exclusividade até aos 6 meses parece-me muito bem, tal como o esquema da diversificação que apresentou (eu geralmente só introduzo o iogurte mais aos 9 meses, mas é aceitável mais cedo).
      Em relação ao iogurte, apesar de ser discutível, costumo preferir os que são feitos com leite adaptado , ou seja, iogurtes de bebé (de tamanho "normal", que precisam de frio na mesma). Quanto à papa, o ideal é ser com sabor a cereais, sempre com a menor quantidade possível de proteínas e açúcares.
      A extracção de leite parece-me muito boa solução e acho que é importante o que está a fazer, de o ir habituando ao biberão.
      Por fim, em relação à quantidade, a fórmula é apenas indicativa. Tem que ir testando até encontrar a quantidade de leite que lhe permita saciá-lo sem lhe causar desconforto (bolçar e enfartamento, por exemplo).
      Acho que está tudo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Olá Dr. Boa noite

    Antes de mais, os meus parabéns pela iniciativa de construção deste blog. É muito bom os pais terem este recurso para esclarecimento de dúvidas, sobretudo "pais de primeira viagem".
    O nosso bebé nasceu a 17 de outubro, fez agora há pouco 1 mês. O peso dele está a evoluir bastante bem, nasceu com 2.800Kg a na última pesagem (semana passada) do centro de saúde já estava com 3.600Kg.
    O bebé está a ser amamentado com leite artificial porque não foi possível eu dar o meu leite (longa história).
    Na consulta do primeiro mês (duas semanas de vida), a pediatra dele disse-nos que ele não devia mamar mais de 90ml sob pena do estômago dele dilatar. Mas a verdade é que uns dias depois ele começou a ficar insatisfeito e aumentámos para 120ml. Agora ele fez dois meses, e começamos a achar que os 120 já não chegam, parece-nos que fica insatisfeito porque acorda mais cedo que o habitual, e fica rabugento, demora imenso tempo a adormecer e o sono é muito pouco sossegado. Devemos aumentar para os 150?
    A enfermeira de família disse-nos que quem decide a quantidade é o próprio bebé, mas às tantas as opiniões são tantas que já não sabemos se estamos a fazer bem ou não.

    Muito obrigada pelo tempo dispensado

    Patrícia Líbano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nessas questões eu sou bastante "liberal" e também concordo que quem deve decidir é o bebé, exceto se ele beber tanto que acaba por estar sempre a bolçar ou ficar indisposto. Se não for o caso, acho que devem ir aumentado "a pedido" do próprio bebé, pois na mama é mesmo isso que se faz e não faz sentido ser diferente quando é biberão... Não vale a pena forçar o aumento, como é lógico, mas vão seguindo os sinais dele.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa tarde!
      Muito obrigada por ter respondido à minha dúvida.
      Deixe-me colocar apenas outra, para ficar segura naquilo que estou a fazer. Como o bebé está a fazer leite de fórmula, tem feito bastantes cólicas e o intestino dele passou a funcionar de forma diferente. Faz cocó um ou duas vezes por dia (em muita quantidade), mas não sei se é normal uma vez que com o meu leite ele fazia em todas as mamadas.
      Quanto às cólicas, estou a optar por prevenir, mas não sei se não estou a exagerar! No centro de saúde mandaram-me dar-lhe coliprev antes de mamar e depois infacalm, oito gotas de cada 4 vezes ao dia. Estou a dar-lhe leitinho anti cólicas (nutribén) misturado em água vimeiro original, e quando ele acorda, antes de mamar, faço-lhe ginástica com as perninhas para ele libertar o ar que tem no intestino. Já me disseram para o por a arrotar também antes de mamar, mas já tentei e ele não arrota!
      Estou a exagerar? Eu noto melhoras... mas ainda assim pergunto.

      Obrigada pela disponibilidade

      Eliminar
    3. Ah... a pediatra mandou-me dar-lhe Biogaia, isto antes da sugestão do Centro de Saúde. Há alguma diferença entre este e as gotinhas que ele está a tomar? Devo optar só pelo Biogaia?

      Eliminar
    4. Boa noite,

      Em primeiro lugar, se ele está a melhorar, acho que está a fazer bem, portanto deve manter.
      Quanto ao biografia, é uma boa opção, diferente do infacalm e coliprev. Não ha nenhum que funcione a 100%, portanto é mesmo uma questão de ir testando e ver a resposta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa tarde, Dr. Hugo!

    Sou mãe de um bebé de praticamente dois meses. As últimas medições dos parâmetros de peso e comprimento, realizadas a 11 do presente mês, foram as seguintes: Peso - 5,240 Kg; Comprimento -55,7 cm. À data de hoje, os valores já serão certamente superiores.
    De todas as ansiedades inerentes à maternidade uma das que mais me preocupa e deixa insegura é a alimentação. Normalmente faz entre 5 a 7 refeições por dia. O intervalo de tempo entre elas varia mas normalmente são intervalos entre 2 ou 3 horas. Recentemente aumentei a dose de leite em cada refeição para 150 mL (estou a falar de leite artificial). Uma vez ao dia, dou-lhe um quantia irrisória do meu leite, o pouquinho que consigo tirar com a bomba (cerca de 15 mI).
    Por vezes parece satisfeito com os 150 ml, outras vezes não acaba o volume de leite (parecendo que é demasiado) e, ainda outras vezes, parece-me que acha pouco os 150 ml. Sinto-me perdida porque não há muita coerência nas necessidades de leite em cada refeição. (Na minha opinião julgo que esta inconstância está relacionada com os ciclos de sono. Por vezes faz sonos mais prolongados que originam um intervalo maior ou menor entre as refeições,o que talvez acarrete a mais ou menos fome). Na opinião do sr. Doutro, durante o dia deverei acordá-lo quando o sono é prolongado?

    Ontem na última refeição da noite aconteceu algo insólito! Preparei os 150 ml da praxe, bebeu-os sofregamente e no final choramingou como quem não estava ainda satisfeito. Tentei consolá-lo com a chupeta mas foi chorando mais e mais, até que lhe preparei mais 60 ml, pensando que beberia aí uns 30 ml e deixaria o restante. A verdade é que bebeu os 60 ml e no final voltou a chorar. Tentei reavaliar uma e outra vez os sinais a ver se a causa do choro se deveria à fome. Como o tom do choro me parecia o de fome, a linguagem não verbal também (colocar e dedinhos na boca, chupar os dedos, os gemidos típicos de fome), na aflição preparei mais 30 ml e ele voltou a beber. Só depois se calou e acabou por adormecer. No total, o meu filho bebeu 240 ml de leite numa só refeição (150 + 60 + 30). Foi um episódio isolado mas fiquei preocupadíssima. Será isto normal?
    Dei por mim a pensar:
    - Será que fiz leitura errada dos sinais e não era fome mas necessidade de conforto ( o que não me pareceu pois peguei-o ao colo e não acalmou)
    - teria ele sede? Dever-lhe-ia dar água? Nunca dou água ao bebé mas sei de mães que dão uns 2 golinhos de água, duas vezes ao dia.
    - Birra de sono não me pareceu pois dormiu bem durante o dia.
    Confesso que fiquei desnorteada.
    Agradeço desde já a sua atenção e disponibilidade e peço desculpa pela extensão da mensagem e da quantidade de perguntas.

    Com os melhores cumprimentos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em relação à frequência das mamadas, acho que não o deve acordar, a não ser que o peso não esteja a evoluir bem, o que não parece o caso.
      Quanto ao episódio em que bebeu 240ml, não se preocupe. Provavelmente não chorou sempre por fome, mas também não lhe vai causar nenhum mal. Acho que lhe deve ir oferecendo água, para ele ir bebendo quando tiver sede.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  39. Boa noite, Dr. Hugo.

    Desde já os meus parabéns pela sua iniciativa.

    A minha Matilde tem 2 meses e 12 dias, nasceu com 52 cm r 3,608kg.
    Logo na segunda semana tive de lhe começar a dar o meu leite em biberão pois não conseguia mamar bem na mama e não comia o que precisava.
    Até ao final do 1º mês não houve grandes problemas. Mas a partir daí comecou a haver problemas na alimentação. Começou a mamar menos em cada mamada.
    Entretanto tivemos de começar a dar leite em pó, fui fazendo a transição porque como não dei peito, a estimulação da bomba não foi suficiente para manter a produção de leite, ou seja, não tinha leite que chegasse para dar as 6 vezes que ela mama por dia.
    Neste momento, por sugestão do pediatra, começamos a juntar a papa da Nutriben (para por no leite de biberão mesmo) e estamos a dar o Milkid HA.
    Na segunda vamos fazer um exame à urina para despistar uma infecao urinaria, apesar de acharmos q não será isso pois não apresenta qualquer outro sintoma.
    Neste momento está com 59 cm e 4,930kg, o que se traduz numa média fe ganho de peso diário de cerca de 18 g, ficando abaixo do limite mínimo de 20g.
    Ela pede o leite de 3h em 3h ou de 4h em 4h, à excepção da noite porque dorme a noite toda.
    Faço lhe biberões de 150 mL com mais uma colher da tal papa, ela começa a mamar e das vezes em mama menos, chega aos 60/70/90 mL e fica super irritada de repente! Empurra o biberão, cospe o leite, chora! Tiro lhe o biberão e ela fica tranquila! Ri se imenso, muito bem disposta! Faz sestas durante as mamadas mas a alimentação é um castigo! Tem dias que mama 500 mL, outros que mama 600 mL mas quase nunca mais do que isso, ou seja, baixas quantidades.
    Eu gostaria de saber uma segunda opinião, e gostaria que me dissesse, pela sua experiência, o que acha que se passa com a Matilde?

    Obrigada,
    Rita

    PS - adorei o seu livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Em relação à sua filha, o que eu acho que poderia ser importante era tentar fazer mais uma mamada por dia, para tentar aumentar o aporte de leite (geralmente consegue-se antecipando um pouco as mamadas durante o dia). De qualquer forma, o facto de aumentar 18g em vez de 20 por dia não me parece alarmante.
      Em relação ao comportamento dela com o biberão, quando ela resmungar tente pô-la a arrotar, pois pode ser que sossegue e consiga continuar a mamar.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Desculpem a presunção, mas como isso também acontece comigo, achei interessante partilhar. O meu bebé também fica irritado a meio das mamadas, e o que faço é tirar o biberão, esperar que arrote e continuo a dar-lhe o leitinho sem problemas. Às vezes tenho que o fazer mais que uma vez!

      Cumprimentos

      Patrícia

      Eliminar
    3. Obrigado pela sua partilha, parece-me que está a fazer exactamente o que deve.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Dr. Hugo,

    Eu dou lhe o leite a pedido, e a Matilde geralmente pede de 3h em 3 h ou de 4h em 4h.
    Também já tentamos isso, pô-la a arrotar e depois tentar dar lhe mais leite mas não resulta porque a partir do momento em q rejeita o biberão (mame muito ou pouco) não o volta a aceitar! E fica irritada com a insistência! se não insistir mais, ela fica tranquila, ri-se muito, não reclama! Gosta é de estar "sentada" a ver tudo à volta! E morde as mãos dela e as minhas (lavadas, obviamente!) com imensa força!
    Também está a tomar leite de magnésia de manha após a mamada porque desde q iniciou o leite em pó q ela tem dificuldades em fazer cócó sozinha.
    Não sei o que passa nem o porquê de ela, num dia, fazer mamadas de 120/130ml e de 70/80/90 ml...

    Obrigada,
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa oscilação pode acontecer e não tem propriamente significado. Dava jeito é que aumentasse um pouco mais de peso, para ficar toda a gente mais tranquila...
      Já experimentou uma tetina que tivesse um pouco mais de fluxo? Assim ela mama mais rápido e pode ser que deixe menos...
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Dr. Hugo,
    Eu uso diferentes marcas de biberões, com tetinas largas, como ela gosta, pensando que poderia ser isso, mas não! Ela até gosta de todos! E já uso fluxos superiores ao suposto para a idade dela (2 meses). A maior é a de 6 meses mas tem um orifício muito largo, ou seja, o leite cai sem ela ter de puxar, ela entala se com essa tetina..!
    A verdade é que já estou a ficar opções e continuo sem saber o que se passa... e estamos sempre a tentar coisas novas! Agora vamos lhe começar a dar o Milkid 1 (sem ser HA) porque o pediatra diz q tem melhor sabor mas não sei se isso será a solução porque não me parece que o problema dela seja o leite em si..
    Obrigada pela disponibilidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente não é fácil.
      janexperimentou os biberões dr Browns, que Fazem com que os miúdos engulam menos ar? Nem todos os meninos gostam, mas pode ser que ajude.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Caro Dr. Hugo,
    Sou uma mãe angustiada. O meu menino tem sete meses e uma semana e teve uma pneumonia. Em detrimento desta situação, perdeu o apetite e deixou mesmo de comer. Está a agora a recomeçar a alimentar-se ora com umas colheres de sopa, ora com papa, fruta e/ou iogurte. A minha angústia reside no fato do bébé ter passado a rejeitar o leite (Aptamil2). Antes de ter ficado doente bebia-o pela manhã e à noite em grandes quantidades, e neste momento simplesmente não quer. O que devo fazer? Trocar de leite? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em primeiro lugar, as melhoras para o seu filho. Quanto ao leite, experimente colocar um bocadinho de cevada ou então um pouco de papa, para mudar o sabor do leite e para ver se ele se interessa mais. Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa noite Dr.º Hugo
    tenho uma menina de 22 meses que ainda bebe leite adaptado e bebe 210ml à noite, 210ml de manhã, come cerca de 120 de papa e come um iogurte por dia, uma vez que estas quantidades excedem os 500ml recomendados para a idade dela, acha prejudicial continuar a dar-lhe estas medidas? Acha que devo deixar de lhe dar leite à noite?
    Agradeço a sua atenção.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Uma vez que não ultrapassa os 700ml por dia, acho que não precisa de tirar o leite, mas se conseguir reduzir um pouco não se perde nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Bom dia Dr. Hugo
    O meu bebe tem 4 meses e uma semana , acontece que não bebe nem um biberon de leite inteiro , faço 150ml e quase sempre deixa , sinto que ele tem dores de barriga enquanto bebe o leite e por isso regeita, Tambem tem muitas dificuldades em fazer coco normalmente so faz de 2 em 2 dias e as vezes tenho de por o bebegel. começou a comer papa e adora é a unica refeiçao que come tudo e mais houvesse.
    Ele tem 66cm e pesa 6600kg , ele sempre foi assim para comer desde que nasceu , mas esta fase não deveria ja ter passado?
    As vezes de me stressar tanto para ele beber o leite tambem o deixo stressado.
    cumprimentos.
    Vera Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele sempre foi assim, provavelmente é mesmo uma característica dele.
      Se ele gosta de papa, experimente por uma colher no biberão juntamente com o leite para ver se ele mama melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Bom dia

    Repentinamente o meu filho começou a rejeitar o biberão a meio das mamadas. Tem dois meses e esta a fazer 120 de nutriben ac. Mas agora mais ou menos a meio, empurra o biberão, fica vermelho, chora e só a muito custo consigo dar o resto. Ele está a fazer coliprev e infacalm por sugestão da pediatra. Será que lhe está a fazer mal ao estômago ou serão cólicas a meio da mamada? O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não lhe sei dizer muito bem porquê, mas quase todos os bebés passam por essa fase por volta dos 2 meses: param de mamar a meio aos berros e torcem-se como se tivessem dores. Nessas alturas geralmente funciona bem pô-los a arrotar, porque depois eles costumam retomar o leite direitinho. Normalmente os medicamentos para as cólicas não funcionam bem nestas queixas.
      Tente ver se também funciona consigo, mas acredite que é temporário e que daqui a pouco tempo vai voltar ao "normal".
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde Dr Hugo agradeço desde já o apoio que fornece aos pais e a os filhos claro neste excelente Blog onde já aprendi imensas coisas. O meu filho tem agora 3 meses meio e há 3 semanas atrás apanhou uma leve constipação com febre ligeira garganta inflamada e nariz entupido. na semana seguinte como já estava melhor a pediatra disse que já podia levar a vacina da prevenar que tinha adiado uma semana, fez novamente febre durante 2 dias,No meio disto começou a babar-se imenso e pediatra durante a consulta disse que era da germinação dos dentes. Agora passados quase 3 semanas estando já passado algum tempo (+-1 semana depois de todos os sintomas terminarem) ele não come o que comia antes de ficar doente passou de 160 ml para 100 ml ( bebe NAN confort) e parece que se queixa de dores a meio do biberon, já tentei de tudo arrotar ao principio, ao meio, ao fim sempre claro .trocar de leite . Dar gotas, chá, massagens para cólicas para tentar despistar,nada resulta, mas na ultima consulta a pediatra disse que estava tudo bem, mas como se baba imenso e esta a beber menos do que o bebia tenho medo que alem de fome esteja a desidratar. Ele na ultima pesagem tinha 6.4 kg e agora bebe cerca de 730 ml de por dia. Acha que deva pedir algum exame auxiliar, é que quando e levou a prevenar e fez febre eu dei-he um supositório benuron e como acho que lhe tirou as dores ele bebia melhor do que agora que não tem sintomas nenhuns (já sem febre como só bebeu 50ml nesse dia a seguir dei-lhe um benuron e durante o efeito do benuron bebeu sempre 130ml passado o efeito começou novamente a beber 80 a custo as vezes100 mas outras 50), será que é dos dentes ou tem alguma dor no estômago ou garganta que o leve a não querer beber apesar de eu achar que quer mas depois penso que desiste porque tem dores. Informação que acho pode ser útil quando levou a prevenar vomitava algum o leite o que acho que não é normal mas que até levou sair um pouco de expectoração que ainda estava na garganta agora nao vomita mas durante o biberão parece que se engasga, voltei a comprar tetina mais pequenas pois ele já usava das de seis meses mas é igual . ele é um bebe alegre e mesmo constipado ria imenso o que é dificil saber quando tem dores , pois nunca o ouvi a reclamar. só chora para comer e mesmo ai agora tem o habito de dar a língua nem chora. Muito obrigado e peço desculpa pelo testamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é ver a evolução de peso dele. Se estiver bem, quer dizer que está a comer o que precisa., mesmo que pelas contas seja um pouco menos, como é o caso.
      Se for assim, acho que pode tentar dar o ben-u-ron 2-3x/dia durante 2 dias para ver se ele melhora, porque se forem dores vai notar diferença.
      Só me parece que vale a pena ficar preocupado se o peso não estiver bem e, nesse caso, pode até fazer falta fazer algum exame auxiliar, mas sempre dependendo da observação médica.
      Muitas vezes ajuda também lavar bem o nariz com água do mar e aspirar antes dele mamar, porque mesmo que não tenha muitas secreções visíveis, pode ter na parte de trás do nariz, onde não se vê.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  49. Dr. Hugo boa tarde, 

    Minha bebe tem 2 meses, 5,285 kg e 56 cm.
    Mama exclusivamente o leite Aptamil 1, ela mama 150 ml por mamada de 3 em 3 horas.
    Porém desde sábado (13/12) percebi que os intervalos das mamadas aumentaram para 4 em 4 horas, mas a quantidade de leite ingerida por ela diminuiu esta de 60/90 ml por mamada, apenas umas 2 vezes por dia ela mama 150 ml.
    Ela foi ao pediatra sexta (12/12) e a médica informou que ela esta ótima, foi a partir de sábado que ela entrou nesse ritmo.
    Estou preocupada pois ela pode não estar ganhando peso corretamente e acabar ficando doentinha.
    Se o intervalo tivesse aumentado porém a quantidade tivesse continuado a mesma eu nem estranharia, o problema é que o tempo aumentou e a quantidade diminuiu.
    Aparentemente ela esta bem esta risonha brincando e não esta dando indícios de que esteja ficando doentinha.
    O que o Sr. me sugere?

    Fico no aguardo.

    Obrigada
    Luana


    ResponderEliminar
  50. Dr bom dia,

    hoje tentei aumentar o intervalo das mamadas para 4 horas e meia em 4 horas e meia, mas não deu certo, ela mamou 60 ml em cada mamada, e parece estar satisfeita, vi que um bebe de 2 meses( 5 kg e pouco) tem que mamar em media de 750 ml por dia, então eu estava pensando em dar de 5 em 5 horas 150 ml ou em varias mamadas no dia dar um pouquinho até fazer 750.
    como posso procecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente a quantidade fica um pouco abaixo do que teoricamente deveria comer, mas acho que o mais importante é o comportamento dela. Se se mantiver assim, sugeria-lhe pesa-la ao fim de uma semana, para ver se está a aumentar bem (deve aumentar 20g por dia). Se estiver, deixe-a ser ela a escolher o ritmo das mamadas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Bom dia, tenho um bebe de 1mes e meio e vou ter de me ausentar por1dia. Ele vai ficar com a minha mae. Ele so bebe leite materno mas nao consigo tirar leite para deixar, posso por um dia dar leite adaptado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Claro que sim, sem problema. Se houver história de alergias tem que ser um leite com a designação HA. Se não houver, pode ser um leite normal etapa 1.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Olá dr. como está?

    O meu bebé vai entrar no 3º mês dia 17 e já pesa mais de 5 quilos. Estava a mamar 150, mas durante a noite apercebi-me de que as cólicas dele voltaram. Por isso retomei as gotas que já tinha deixado de dar. Ele mama Nan confort e nunca fez prisão de ventre, e justamente no dia a seguir ao reiniciar das gotas o intestino dele prendeu.
    Demos bebegel, mas hoje ele começou a mamar menos! mama 80, as vezes 120... o que me preocupa imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Que gotas e que lhe deu?
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Coliprev antes de mamar e infacalm depois de mamar. A pediatra disse que foi um episódio que pode acontecer e não há necessidade de mudar o leite. E que o desconforto intestinal.o.leva a mamar menos. Mas hoje (uma semana depois) voltou a não fazer cocó.

      Eliminar
    3. Já agora... o bebegel gera habituação?

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Realmente pode acontecer episódios transitórios de desconforto abdominal e prisão de ventre. Já experimentou utilizar um probiótico para ajudar a regularizar a flora intestinal?
      Quanto ao bebegel, não causa nenhuma habituação, não se preocupe, embora só deve ser utilizado quando necessário.
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Estou a experimentar agora biogaia e para os gases chá de funcho

      Eliminar
    6. Só dei ontem e hoje. Fez cocó e pareceu-me até que a noite correu melhor a nível de cólicas. Ele costuma ter cólicas depois da mamada da madrugada, e nesta última teve menos. O biogaia também ajuda nas cólicas? Faço bem dar tambem chá de funcho (alvit gases(

      Eliminar
    7. Bom dia,

      O biogaia funciona bastante bem nas cólicas e pode dar em conjunto com o chá de funcho, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Meu bebe tem 21 dias e nasceu com 3900, porem perdeu peso e até dia 31/12 chegou a pesar 3500. O pediatra mandou aumentar a quantia de leite p 90ml ( pois não tenho leite ) mas de uns dias p cá percebo que ele termina de mamar e ainda continua procurar mais pois fica com as mãos na boca e chorando muito. Foi então que diz uma mamadeira de 120ml e ele bebeu tudo. N sei se posso continuar pois assim a quantidade diária excede ao recomendado. Gostaria de saber o que devo fazer Doutor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que deve ir aumentando à medida que ele vai "pedindo". Não deve forçar esse aumento, mas se lhe parecer que fica com fome, acho que deve fazê-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Olá dr. A minha bebé tem 2 meses e 20 dias ela anda a chorar imenso não quer o leite dela e observanos a comer, só bebé 60ml do leite e muitas vezes já não quer isso mas reparo que chora com fome será que era mau colocar um pouco de papa sem glúten no leite dela? Fará mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é que faça propriamente mal, mas não é o mais indicado, porque estamos a estimulá-la a gostar do doce. Sugeria-lhe experimentar primeiro trocar de leite, para ver se encontra algum que ela goste mais (eventualmente trocar também de tetina). Acho que nesta fase seria uma melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá. Nós descobrimos que o nosso fazia isso porque gosta do leite bem quente!

      Eliminar
  55. Ola Dr. tenha filhas gêmeas e estão com 4 meses, e já estão pesando 7 quilos, elas estão muito gordinha ou e normal estarem grandes assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Para terem 7kg aos 4 meses têm que ser um pouco gordinhas, mas também não me parece que, de momento, seja alarmante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. boa noite minha duvida ea seguinte tenho uma bebe de 4 meses e 3 dias.
    Ela nasceu com 3300,52cm e saiu com 3225.hoje ela teve consulta e ta com 5200 e 64,5.Dia 18 do mes pasado ela teve consulta e tava com 4420 62cm .ELA MAMA MUCILON DE MILHO COM LEITE NINHO E PEITO
    os horarios dela sao
    6 da manha mama PEITO
    9 mama denovo MAMADEIRA 120 ML
    11.30 AO 12.00 ALMOCA (CENOURA,BATATA.MASSA CABELO DE ANJO)
    E toma 50 ml de suco natural (cenoura cm laranja,cenoura com mamao ou de manga.
    15.00 ela mama
    18.00 come papinha
    21 mama
    00.00 a ultima mamada e dorme a noitetoda
    minhas duvidas e os horarios
    como devo dar o que devo dar que horas devo dar ]
    papinha do q devo dar
    pois ela come bem mas nao almenta de peso como deveria
    voce poderia me ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição parece-me que está a fazer um bom plano alimentar. Se conseguir aumentar um pouco as quantidades de leite, papa e sopa que lhe dá era capaz de ser uma ajuda. Se mesmo assim não aumentar bem de peso, acho que deve ser vista numa consulta, para tentar perceber se existe alguma causa para isso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Noa noite dr. O bebe que toma ALthera uma vez ao dia pode ter odor forte nas fezes?

    ResponderEliminar
  58. Olá dr. Gostaria de parabeniza-lo e agradecer por nos abencoar com seus conhecimentos.
    Tenho um bebe de 3 meses e 20 dias. De manha meu peito tem muito leite mas no decorrer do dia vai diminuindo bem. Tive que introduzir complemento. Atualmente toma as 17h junto com peito e as 20h somente mamadeira.
    Porém ele apresenta muitos gases. Já tentei vários leites. Desde comuns até sem lactose e outros. Aptamil comum, Aptamil sem lactose, Nan Conf, Similac, Neocate e agora Althera.
    Dou Simeticona e já dei cha de funcho, erva doce, camomila mas nao adiantou. Minha duvida é a seguinte;
    Há algo mais que eu possa fazer?
    Se eu continuar dando leite hidrolizado pode prejudicar meu bebe?
    É melhor voltar para leite comum?
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      em relação ao leite hidrolisado, não lhe vai causar nenhum problema, mas também não tem propriamente indicaçao.
      Se ele tiver gases mas não for chorão acho que não precisa de fazer nada, porque é perfeitamente normal. O leite fermenta no intestino e produz ar, é suposto que isso aconteça.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Além de beber muita água o que mais posso fazer para aumentar a producao de leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente também tomar umas saquetas chamadas Promil.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Boa noite,
    Seu Blog é muito bom gostaria de parabenizar.

    ResponderEliminar
  61. Boa noite,
    Seu Blog é muito bom gostaria de parabenizar.

    ResponderEliminar
  62. Boa noite,
    Blog muito bom Deus lhe abençoe.

    ResponderEliminar
  63. Bos noite,
    Minha filha tem 3 meses e esta com 5 Kg e 62 cm. Ela mama apenas leite de fórmula, e a mais ou menos 15 dias ela vem mamando 600 ml diários, sei que esta quantidade é pouca, então trocamos vários leites, começamos com NAN CONFORT, passamos para NESTOGENO, APTAMIL mas não funcionou, na ultima quinzena ela ganho apenas 180 gramas, o que pode ser? o que podemos fazer?
    Desde já muito obrigado.
    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente a evolução de peso não está muito bem, mas provavelmente tem mesmo a ver com o facto de não mamar muito leite.
      Não lhe consigo dizer o que é assim a distância, mas se calhar começava por lhe dar um leite sem lactose, para ver se ela tolera melhor.
      Se não melhorar, acho que deveria falar com o seu médico assistente pois pode fazer falta fazer algum tipo de análise.
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Bom dia Dr. Hugo Rodrigues

    O meu filho faz 3 meses no dia 21. Nasceu com 3265 kg. A última vez que foi pesado no dia 21 Janeiro estava com 5200 kg. Ele sempre foi um bebé que durante a noite não chora para comer. Está muito acabou de comer às 22.30 e adormeceu por volta das 23 30 dando um choro zinco por volta das 6:30. No qual me levantei logo vi as horas e fui dar de comer. Nisto passou 8 horas sem comer. Não há problema? Ou acha que deveria acorda -lo num período menor de tempo?
    A alimentação dele é apenas de mama.

    Obrigada
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais importante é ver a evolução de peso.
      Se continuar bem, pode deixa-lo dormir o que quiser, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Bom dia Dr. Hugo, estou preocupad a com a alimentação da minha bebê de 6 meses e meio, vou dizer a rotina dela e gostaria que me dicesse se estou fazendo errado, bom minha filha acorda por volta das 8:30 e dou mama, 10:00 dou suco, e dorme até 11:00, dou mama, e 12:00 dou papinha de legumes, 14:00 dou mama, e dorme até 15:30, dou uma fruta raspada ou amassada, 16:30 dou mama, 18:00 dou papinha de legumes, 20:00 dou mama e dorme meia hora no máximo, 21:30/22:00 mama e dorme até outro dia as 8:30.
    Minha filha toma fórmula nestogeno 2, e no máximo 150 ml em cada mamada, Dizem que um bebê de 6 meses mama 210 ml, e a minha filha mama só 150 ml.
    Muito obrigada Dr. por abrir esse blog para os pais tirarem dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que minha filha com 6 meses estava pesando7.660g, e 64 cm.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Não me parece que o esquema alimentar esteja mal, embora tenha algumas refeições que estão muito próximas umas das outras (mama as 11:00 e sopa às 12:00, por exemplo). Penso que seria boa ideia manter um intervalo de, pelo menos, 2 horas entre refeições, para não estar sempre a comer. De resto, é mesmo ir controlando através do peso: se estiver a evoluir bem é porque está a comer bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Bom dia Dr Hugo!
    Tenho receio que o meu bebé de 10 meses esteja a beber pouco leite... Ele acorda por volta as 07:15 e dou peito. Depois come uma bolacha Maria ou um bocado de pão e vai para a creche. Na creche come fruta e bolachas por volta das 09:30; depois 12:00 sopa;15:30 papa; 19:30/20:00 sopa. Por norma adormece por volta das 21:30/22:00 e não come mais nada até de manhã.No fim de semana eu a meio da manhã dou-lhe um iogurte mas na creche só come iogurte um dia da semana.
    Não acha que deveria tomar mais leite/derivados? Quando deveria de dar se achar que estou a dar pouco.
    Muito obrigada!
    Cristina Lemos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente pode ser pouco, uma vez que nesta idade os bebés devem fazer cerca de 400-500ml de leite ou derivados por dia.
      Concordo que se trocar a fruta da manhã por um iogurte o problema já fica resolvido. Outra opção pode ser "meter" esse iogurte pelas 17:30 e atrasar o jantar para as 20:00-20:30.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. boa tarde.
    tenho um bebe que vai completar 2 meses dia 26. pesa 5100kg e mede 55 cm.. Toma 90 ml de aptamil de 3 em 3 horas.mas tb mama no peito. a duvida é que fica no peito por um bom tempo e depois toma a formula as vezes regorjita muito... e dou peito sempre que procura...é verdade que posso dar leite materno sempre que ele pedir e mesmo assim dar o complemento?
    obrigada
    Gisele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é verdade. De qualquer forma, tente não fazer intervalos menores do que duas horas, senão ele vai estar a comer excesso, seguramente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Boa Tarde, Dr Hugo.
    Gostaria que me ajudasse no seguinte:
    Tenho um Bebe de 12meses recém completados e tomou aptamil ate hoje,porem, fiz a substituição pelo Ninho fases 1+mas estou preocupada pela quantidade de açucares e sodio contido nele. Gostaria de saber se é isso mesmo, se nao há riscos para a alimentação da minha princesa e quanto de leite ela deve tomar diariamente,ja que ela esta tomando 210ml 3x por dia. (Estou fazendo a transição da mamadeira para o copo).
    Ela tem uma alimentação super saudável e nunca rejeitou nenhum alimento ou leite (Composto).
    Como terá consulta como Ped daq ha uns dois meses ou mais gostaria muito que me ajudasse. Prezo muito pela alimentação dela. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A quantidade está certa (tem que fazer 400-700ml por dia). Quanto ao tipo de leite, pode manter o aptamil, sem problema, porque provavelmente tem menos proteinas, açúcares e sodio.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Boa tarde dr o meu filho tem2 meses e uma semana pesa 5k700 mede 59cm e está a beber 150ml 5 vezes ao dia mas agora acho que não fica satisfeito antes dormia mais horas de noite agora acorda mais cedo com fome! O qie posso fazer!? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se lhe parece que tem fome pode aumentar um pouco o leite para testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Boa tarde Dr Hugo. Minha filha esta com 33 dias hoje. Quando ela nasceu não mamou, e desde a maternidade ela toma leite NAN. Ate hoje ela não mama, mas mesmo assim tiro o meu leite e dou na mamadeira para ela. De uma semana pra cá o LEITE NAN não ta saciando a fome dela, antes ela tomava 90 ml a cada 3 hrs e agora ta 120 a cada 1 hr. É como se sempre ela estivesse com fome. Bom, minha mãe deu a ideia de fazer um mingal bem ralinho de uma farinha chama MIMOSA , a qual dizem ser muito boa para prisão de ventre. So que me parece que só pode dar ela para crianças que já tem 2 meses ( se eu estiver errada me corrija por favor) . Queria saber se vai fazer mal e se posso fazer ela com o NAN, porque ela é misturada com leite ninho. Porém na embalagem da lata diz que não é recomendada para crianças com menos de 1 ano. Aguardo a resposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 2 meses não deve dar papa, não me parece a melhor opção.
      Tem que perceber que os bebês não choram só por fome, mas se lhe parece que ela não fica saciada, acho que faz mais sentido aumentar a quantidade de leite do que dar a papa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Dr. Hugo boa tarde!
    minha filha tem 5 meses e meio e pesa 6,600.
    ela mama peito e aos 4 meses o medico me falou que eu nao estava tendo muita leite posterior e que ela precisaba engordar mais. tentei com adaptam como suplemento e outras leites mas ela nao pegou mamadera de jeito nenhum, tentei com tudo ate com colher, ela sente o sabor da leite e chora e cuspe tudo nao traga nada... continuei a dar peito que foi o que ela só queria mamar e agora estou dando algumas frutas, mas ela come bem pouquinho, o medico me falou pra espaciar mais as mamadas (3 hs) mas ela mama so 10 minutos (ele falou que tinha que mamar meia hora...) mas ela se dorme e nao quer mais, e tal vez quando acorda quer de novo então nao consigo espaciar tanta as mamadas... ta todo certo com isso? eu quero começar a dar mais comida pra ela só que ainda nao come tanto, é mais o que experimenta e logo quer o peito que outra coisa... devo deixar que fique com mais fome e tentar de novo? ta todo certo assim? eu fico achando que ela come pouquinho e que nao é muito gordinha... gratidão! aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nesta fase de adaptação aos novos alimentos, por vezes os bebés estranham um pouco, portanto é preciso ir insistindo.
      Acho que deve manter a vigilância do peso e, com alguma persistência, vai ver que ela vai acabar por comer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. boa noite
    Gostaria de saber a opiniao do DR quanto ao uso de óculos de sol num bebe que fez agora seis meses, ele tem olhos azuis e penso que a claridade lhe fere a vista dado que ele chora assim que tem a sua volta uma claridade mais forte, ex: fui passear a beira do rio e ele chorou a trajecto todo que fiz a pé apesar de estar dentro do carrinho com parte de cima a tapar do sol cheguei a colocar um boné dentro do carro e nada. vou marcar uma consulta num oftalmologista e estou a pensar comprar óculos de sol, mas não sei se nesta idade é aconselhável apesar de haver peço menos da Chico a partir de zero meses.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o bebé tolerar os óculos acho muito boa ideia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. boa tarde doutor, meu bb tem 3 meses e 20 dias, mamava 120 de 3 em 3 horas e faz uma semana q esta mamando no maximo 80 tb de 3 em 3 horas, devo me preocupar ou e normal? a uma semana atras ele estava c 5800kg e 64 cm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele reduziu o que come, acho que era preferível pesá-lo para ver se isso tem repercussão no peso.
      Se estiver bem, acho que não há motivo para se preocupar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Boa noite doutor, meu filho tem 44 dias e pesa 3,930 kilos e 55 cm, duvida, antes ele mamava no peito e mais 60 ml de aptamil, passei ele no pediatra e o pediatra pediu para aumentar 90 ml e continuar dando o peito, só que meu leite secou faz 10 dias e agora ele só que mamar 30 ml em 1 e 1 hora, é normal ?

    ResponderEliminar
  75. Boa noite doutor, meu filho tem 44 dias e pesa 3,930 kilos e 55 cm, duvida, antes ele mamava no peito e mais 60 ml de aptamil, passei ele no pediatra e o pediatra pediu para aumentar 90 ml e continuar dando o peito, só que meu leite secou faz 10 dias e agora ele só que mamar 30 ml em 1 e 1 hora, é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      30ml é muito pouco, pelo que se ele mantiver esse "ritmo" acho que era preferivel ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Ola Dr meu bebe tem 2 meses e22 dias ele vomitava bastante entao fez um rx q deu um refluxo muito forte o medico aumentou o remedio motillium e label, so q mais eu dava o remedio mais ele vomitava entao parei o remedio ,o medico pediu para testar o de soja para ver se ele tinha intolerancia entao ele parou de vomitar significativamente ,el. Pediu entao para dar o pregomim so q dei o leite ele acaba de tomar e vomita uma gosma,uma baba e ele sr sufoca com ela entao troquei pro neocate a mesma reaçao entao voltei para o de soja e o apitamil ar pois diz q o de soja tem muito hormonio e o ar parece q nao sustenta ele ele estava com dois mesea 6 kilo e 58 cm .gostaria de saber pq essa reaçao com o ptegomim e neocate? se posso continuar dando o.de soja ?pois alem de vomita ele chora muito com opregomim e o neocate,com os outros leite ele vomita mas ri .
    Eu e meu irmao tivemos intolerancia a lactose eu tive colite axo q e esse nome inflamaçao no intestino.
    E tambem gostaria de saber q para dormir ele tem q mamar uns 210 ml sera q e muito,? Pois ele nao para

    ResponderEliminar
  77. E sempre tenho q colocar cha de ameixa pq se nai nao faz coco

    ResponderEliminar
  78. E sera q ele tem refluxo mesmo pois me falaran q quando tem intolerancia pode dar exame refluxo o q sera q ele tem refluxo ou intolerancia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O quadro que me descreve é demasiado complexo em termos de informação para conseguir ajudá-la a distância. Sem ver o bebê e sem ter acesso a qualquer análise que ele tenha feito é mesmo difícil, lamento.
      De qualquer forma, o que lhe posso dizer é que mamar 210ml de leite aos 2 meses e claramente exagerado e também pode ser por aí que ele vomita.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. ola doutor minha filha toma aptamil AR ela tem 18 dias de vida e toma 90 a 120 ml de leite mas faz coco com muita custo uma vez ao dia e pastoço oque faço estou preocupada posso entroduzir agua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Quando os bebés estão a fazer outro leite que não seja o leite materno deve-se oferecer água, pelo que acho que deve fazê-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Oi Dr. Hugo,

    Tenho uma bebê de 50 dias, que mama no peito, e como ela não estava ganhando peso, sempre complemento a amamentacao com fórmula ou com o meu próprio leite, que retiro através da bomba elétrica.

    Porém, quando insiro a fórmula ela bebe 90ml e ficas saciada, porém o máximo que consigo retirar com a bomba são 50ml, gostaria de saber se os leite de equivalem, ou se seria indicado eu completar com leite da fórmula.

    Obrigada pela ajuda!

    Outra dúvida para tentar aumentar a minha produção de leite, devo utilizar a bomba entre as manadas ou logo após?

    Art.

    Rafaela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Teoricamente se usar a bomba entre mamadas é capaz de ter um pouco mais de efeito.
      Quanto a quantidade, o mais importante e mesmo ver o comportamento da sua filha, pois se lhe parecer que fica saciada com 50ml e mais tranquilo do que se lhe parecer que fica com fome.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Boa noite, Doutor aqui na minha cidade a saúde e precária, infelizmente pelo SUS não temos pediatra, vou voltar a trabalhar e só amamento com leite materno, meu bebê tem 3 meses, peço por gentileza que me indique algum leite para que eu possa deixar durante o dia para alimenta-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é dar-lhe um leite de bebé (em pó) da etapa 1. Se houver história de alergias na família deve ser um leite com a designação HA (hipoalergénico), senão pode ser um leite etapa 1 "normal".
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Bom dia, o meu bebe tem 7 meses e meio, mama de manhã e ao lanche. Ontem no infantário esteve choroso e só acalmou após comer a sopa. Ele está um pouco constipado, e tem os dentinhos a "rebentar", poderá ser por isso, ou o meu leite já não lhe chega? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem os dentinhos a nascer pode ser daí, mas só mesmo o comportamento dele nos próximos dias é que vai ajudar a perceber se tem ou não a ver com o leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Ola boa tarde,seu blog e otimo parabens,eu gostaria de saber meu bebe hoje toma 120 ml de leite similac sensitive acada tres horas ele e muito guloso ja chegou a beber 210 ml ele começou a comer papinha agora ele ta comendo 180 gr axo muito,gostaria de saber 120 ml refere -se a quantas gramas de papinha?
    E apos ele comer papinha apos 1 h 30 ele ja ta chorando pra mamar sera fome ou habito? Meu bebe ta com 4 meses 7,250kg 64 cm

    ResponderEliminar
  84. Boa noite,

    A quantidade de papa e leite é sobreponível, ou seja, 120ml de leite é semelhante a 120ml de papa. Quanto ao intervalo de 1:30, é claramente reduzido, pelo que dificilmente será fome, a não ser que lhe esteja a dar pouca quantidade de papa.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  85. ola dr muito obrigado pela sua atencao
    o meu filho tem 8 meses e deixou de querer leite ja tentei om papas nestum mituradas mas mem assim cone bem as sopas os iorgutes a fruta mas leite nem velo acho que e essecial nesta idade beber leite o que posso fazer tentar conpensar cim iorgutes
    agradecidi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os iogurtes são uma boa alternativa, mas se bebesse também leite era importante para não ter que comer sempre os iogurtes.
      Experimente colocar um pouco de cevada no leite, para ver se ele gosta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Olá doutor a minha filha tem um mês e meio e começou por começar a tomar Nan mas faz muito esforço para fazer um coco diário ou ás vezes dia sim dia não, mudei para nan confor. Não alterou em nada a não ser a cor e consistencia do coco. Antes era amarelado e epesso e agora é verde escuro e completamente líquido. O que posso fazer? Para qual devo mudar? E também gostava de saber quantas vezes lhe posso oferecer água.
    Cumprimentos e desde já obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele estiver confortável pode ficar até três a quatro dias sem fazer coco, não se preocupe.
      Quanto a aguda, deve ir oferecendo entre mamadas as vezes que quiser, para ela ir bebendo o quenlhebdar apetecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. BOM DIA , MINHA FILHA STAR COM 2 MESES MAMA PEITO , MAS COMECEI NA MAMADEIRA POR CAUSA QUE TENHO QUE VOLTAR A TRABALHAR , QUANTAS ML O SENHOR ME RECOMENDA ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A quantidade depende sempre do peso, porque o cálculo é feito como está escrito no post.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Meu bebê tem três meses pesa 6500kg em media 700 ml por dia acho pouco e estou preocupada, é normal o que poderia fazer? Desde já agradeço pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente não é muito, mas se o peso estiver a evoluir bem não acho que haja motivo para preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Boa tarde Doutor!
    Minha bebê está prestes a completar dois meses. Eu complemento a amamentação com Nan. Amamento sempre antes de dar o leite de fórmula.
    Desde que viemos da maternidade, foi indicado que desse a ela 30 ml do complemento a cada 3 horas. Com um mês a pediatra observou que não houve ganho de peso, nem aumento do tamanho (ela nasceu com 36 semanas, 3,1 Kg e 47 cm ) , daí indicou que mantivesse os 30 ml para não dilatar o estômago. Porém a bebê não se sacia mais como antes. Quando dou cerca de 60 ml ela parece satisfeita.
    Dilatar o estômago é algo comum nessa idade? Porque eu li que não há dilatação pelo fato de o bebê recusar o excesso, seja evitando a mamada ou golfando, e também porque as paredes intestinais já estão suficientemente firmes para haver dilatação por esse motivo.
    Posso aumentar o volume do leite sem me preocupar com isso ? A barriguinha dela é tão grande (isso é normal? Ela sofre demais com gases), que fico com medo de prejudicá-la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se lhe parece que ela fica com fome acho que deve aumentar, sem problema.
      Quanto ao tamanho da barriguinha, é normal que seja grande nesta idade, mas depois vai ao sítio.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada.
      Outra coisa, o que fazer quanto às cólicas? Mesmo dando a baby o Simeticona, que foi indicado, ela sofre demais pra soltar os gases e fazer cocô. As vezes esse remédio não adianta nada.

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Se o simeticone não está a funcionar, acho que pode experimentar outro.
      Em Portugal te outras opções, nomeadamente a lactase ou um probiotico, parece-me que podem ser duas opções.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. olá! tenho um bebê de 11 meses, gostaria de saber a quantidade ideal de leite para ele, pois acho que estou dando demais. Ele tem 11 kg e toma 4 mamadeiras de 210ml mas tem dias que acabo dando 250ml porque ele chora então dou mais um pouco, gostaria de saber sua opinião Dr?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Apesar de ser uma quantidade significativa, parece-me que pode manter essa dose, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  91. Dr . queria te perguntar também se não tem problema em dar leite de caixa integral pra ele, estou começando agora a dar o ninho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com 11 meses deve dar um leite adaptado e não de caixa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  92. Oi meu bebe tem 3 meses, desde q ele tinha 15 dias eu tive que dar LA e LM pois eu tinha pouco leite, pouco antes dele fazer 3 meses eu parei de dar LA e estou dando somente LM pois antes eu tinha q sempre complementar com LA e com o tempo não precisei mais pois ele já não aceitava. Mas ate quando ele estava com o LA e o LM ele começou a mamar no peito somente 3 no maximo 5 minutos. Falei pro pediatra ele disse ser normal, ai falei na puericultura e eles me pediram pra levar ele de novo com 7 dias e ele engordou 120grs...sera normal? Muitos dizem ser uma tal de crise dos 3 meses sera? Isso existe?
    Quando ele nasceu ele tinha 3,650kg e hoje tem 7,630kg... No mês passado ele engordou 0,720grs

    ResponderEliminar
  93. Oi meu bebe tem 3 meses, desde q ele tinha 15 dias eu tive que dar LA e LM pois eu tinha pouco leite, pouco antes dele fazer 3 meses eu parei de dar LA e estou dando somente LM pois antes eu tinha q sempre complementar com LA e com o tempo não precisei mais pois ele já não aceitava. Mas ate quando ele estava com o LA e o LM ele começou a mamar no peito somente 3 no maximo 5 minutos. Falei pro pediatra ele disse ser normal, ai falei na puericultura e eles me pediram pra levar ele de novo com 7 dias e ele engordou 120grs...sera normal? Muitos dizem ser uma tal de crise dos 3 meses sera? Isso existe?
    Quando ele nasceu ele tinha 3,650kg e hoje tem 7,630kg... No mês passado ele engordou 0,720grs

    ResponderEliminar