Como prevenir os acidentes - 4º mês

Asfixia
Nesta idade (e nos próximos meses) os bebés usam a boca para explorar tudo o que os rodeia. Por esse motivo, deve ter muita cautela ao escolher os brinquedos a que o seu filho tem acesso. Eles devem ser macios, sem arestas, facilmente laváveis e suficientemente grandes para que não possam ser engolidos ou aspirados para os pulmões. Como nota prática, não deve lhe deve dar nada com um tamanho inferior a uma moeda de 2 euros. Deve ainda retirar dos brinquedos todas as partes soltas ou destacáveis, bem como fios compridos.
Não deve colocar nenhum tipo de "adorno" no seu bebé, como por exemplo ganchos, brincos (sem fecho de segurança), pulseiras, colares, anéis ou medalhas presas com alfinetes de dama, porque podem soltar-se e ser introduzidos facilmente na boca.

Afogamento
Nunca deixe o bebé sozinho na banheira, mesmo que tenha pouca água. Basta menos de 1 palmo de água para uma criança se afogar, pelo que nenhuma quantidade é segura. Tenha cuidado com as "cadeiras de banho", porque muitas vezes são instáveis e podem virar-se.

Queimaduras
Tenha atenção à temperatura dos alimentos que dá ao seu filho (leite, sopa ou papa, para aqueles que já tiverem iniciado a diversificação alimentar). Deve misturar tudo muito bem antes de começar a dar ao bebé, para tornar a temperatura mais homogénea. Isto é particularmente importante para os alimentos que forem aquecidos no microondas, pois geralmente os alimentos ficam muito mais quentes do que os recipientes.

Texto elaborado com base no programa "Vale a pena crescer em segurança" da APSI.

Etiquetas: