Como prevenir os acidentes - 1º mês

A chegada de um bebé a uma casa implica sempre uma atenção redobrada aos possíveis riscos existentes.
Assim, é fundamental criar rotinas para prevenir os acidentes, pois está provado que mais de 70% deles são perfeitamente evitáveis.
Com este post e os seguintes, pretendo dar algumas dicas para promover um ambiente mais seguro para o seu filhote...

Quedas
Sempre que colocar o seu filho na cadeirinha ou espreguiçadeira, deve automaticamente apertar os cintos e ajustá-los sem deixar folga. Deve também colocá-lo no chão, evitando os locais altos.
Sempre que o deitar em alguma superfície elevada, é absolutamente proibido deixá-lo sozinho, nem que seja "apenas por 1 segundo", pois pode ser o suficiente para o bebé cair. Isto é válido para todas as idades, mesmo antes de ele aprender a rebolar...
Antes de mudar a fralda ou dar banho, tenha tudo o que precisa à mão para evitar ter que se deslocar durante o processo. Se mesmo assim necessitar de ir buscar alguma coisa, leve o seu filho ao colo ou coloque-o deitado no chão.
Apenas adultos podem pegar em bebés, portanto não deixe que outras crianças peguem no seu filhote, mesmo que pareçam muito "ajuizadas".

Asfixia
Os bebés devem dormir de costas, salvo contra-indicação médica (ver post sobre Prevenção da Morte Súbita). Quando o deitar, deve elevar ligeiramente a cabeceira da cama (até 30º) e encostar os pés dele ao fundo da cama, para evitar que escorregue. Utilize cobertores leves e coloque-os até à altura das axilas, sem cobrir a cabeça e prendendo-os bem de lado. Dentro da cama não deve colocar nenhum objecto, tal como almofadas, brinquedos, fraldas, etc.
A cama deve ser estável e sólida. As grades devem ter, no mínimo, 60cm de altura e não devem ter um espaço superior a 6cm entre elas (escolha um modelo que cumpra as normas europeias). O colchão deve ser firme e bem adaptado ao tamanho da cama, para não ter folgas. Se colocar uma protecção almofadada por dentro da cama, deve prendê-la bem às grades, de forma a não cair sobre o bebé nem permitir que ele coloque  a cabeça por baixo. Se a grade for de "subir e descer", verifique sempre se o travão ficou bem preso.
Se usar uma alcofa, escolha preferencialmente uma com estrutura rígida e coloque-a no suporte próprio ou no chão. No entanto, sempre que possível deve escolher uma cama em vez da alcofa.

Queimaduras
O primeiro conselho é manter sempre os líquidos quentes (sopa, café, chá, ...) afastados do bebé (nunca beba nada quente com o seu fiho ao colo!).
Ao preparar o banho, deve começar sempre por ligar a água fria e só depois temperar com a quente. Antes de começar a dar banho confirme a temperatura da água com o cotovelo ou com um termómetro.
Quando der um biberão ao seu filho, confirme sempre a temperatura do leite entornando uma gota nas costas da mão. Se tiver sensação de queimadura, arrefeça o leite antes de o dar ao seu bebé.

Transporte no automóvel
O único local onde pode trasnportar o seu filho no automóvel é na cadeirinha ("ovo"). Não deve levá-lo em alcofas (salvo situações particulares de doença), ao colo ou de outra forma qualquer. A cadeirinha deve ser sempre voltada para trás e instalada de acordo com as instruções, de preferência no banco traseiro. Se a colocar no banco da frente, deve assegurar-se que o airbag está desligado, pois em caso contrário o risco de acidentes graves é altíssimo. Nunca tire o bebé da cadeira com o carro em andamento, mesmo que seja num local aparentemente seguro. Se ele estiver a chorar ou tiver fome, estacione primeiro o automóvel e só depois é que pode pegar nele.

Não se esqueça que mais vale prevenir do que remediar!

Texto elaborado com base no programa "Vale a pena crescer em segurança" da APSI.

Etiquetas: