O meu filho já tem dentes - o que fazer?

Em 2005 a Direcção-Geral de Saúde publicou um conjunto de normas entituladas "Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral". Nesse documento estão descritos os procedimentos a adoptar para cada faixa etária, desde o nascimento até ao fim da adolescência, de forma a melhorar os nosso índices de saúde oral.
Assim, actualmente já não é recomendada a suplementação dos bebés com flúor, mas está indicado que se começem a lavar os dentes desde o seu aparecimento. Deve utilizar uma escova de bebé macia, uma dedeira ou uma compressa e deve lavar os dentes do seu filhote 2 vezes por dia, sendo que uma delas terá que ser obrigatoriamente depois da última refeição/mamada. Deve utilizar uma pasta de dentes com 1000-1500ppm de flúor (veja no rótulo, que lá está especificado), pelo que não há problema nenhum em usar uma pasta de adultos. A quantidade de pasta a colocar é muito reduzida, igual à unha do dedo mindinho da mão da criança, sendo que não há problema se ele engolir algum bocado.
Só a partir dos 3 anos é que vale a pena utilizar suplementação de flúor, mas sempre sob a forma de aplicação local (bochechos com elixires fluoretados).
Em paralelo com estas medidas, é fundamental não esquecer que os dentes devem ser bem escovados, incluindo todas as suas faces e não apenas a externa. Por fim, não se deve esquecer de escovar também a língua.
Faça uma boa higiene oral ao seu filho e habitue-o a isso desde o surgimento do primeiro dentinho!

Etiquetas: